tag:blogger.com,1999:blog-72952369247519153492024-03-12T17:40:40.127-07:00Educação InclusivaEste blog tem por finalidade divulgar as atividades realizadas no curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologia de Informação e Comunicação AcessíveisVilmahttp://www.blogger.com/profile/15312170207165026165noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-7295236924751915349.post-60284805406142591292011-07-13T15:49:00.001-07:002011-07-13T15:49:32.105-07:00<a href="http://www.youtube.com/watch?v=mNlgV5i7um4">http://www.youtube.com/watch?v=mNlgV5i7um4</a>Vilmahttp://www.blogger.com/profile/15312170207165026165noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7295236924751915349.post-36849958829908979672011-01-05T07:44:00.001-08:002011-01-05T07:44:18.777-08:00Aluno virtual<div align="center" class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: center;"><b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 14pt; line-height: 150%;">Aluno virtual</span></b></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">A educação a distância é um recurso incalculável de extrema importância para a construção de novos saberes. É definida como um processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias de informação e comunicação. Entre professores e alunos, embora separados pelo espaço e tempo, estão juntos virtualmente por meios de tecnologias adquirirem seus conhecimentos.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">O aluno que estuda via internet, tem que estipular um horário certo para fazer seus trabalhos, pois a educação a distancia requer organização para a realização do curso para que tenha bom êxito, pois a mesma possibilita aos estudantes que moram em locais distantes estudarem em bons centros educacionais, ter bom conteúdo, a construção de conhecimento e ampliação do seu saber.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">Ela proporciona oportunidade para o aluno virtual, ajudando-lhe a vencer dificuldades no aprendizado, e nesse contexto, social, cultural e tecnológico do nosso cotidiano tão desafiador que se encontra e para que alcance seus objetivos requer do cursistas muita determinação e muitos estudos para que consiga obter um resultado satisfatório para isso ele deve:</span></div><ul style="margin-top: 0cm;" type="disc"><li class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 36.0pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">Ter acesso ao computador conectado à internet;</span></li>
<li class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 36.0pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">Seja aberto e flexível para novas idéias;</span></li>
<li class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 36.0pt;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">Tenha vontade de compartilhar as experiências com os colegas;</span></li>
<li class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 36.0pt;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">Habitue a comunicar com os professores e tutores responsáveis pelo curso;</span></li>
<li class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 36.0pt;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">Organizar seu tempo para estudo e realização das atividades propostas;</span></li>
<li class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 36.0pt;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">Procurar ver sempre os recados para a realização das atividades para que não fique atrasada, ou seja, requer uma organização do seu tempo para assim obter um resultado significativo.</span></li>
</ul><div style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt 36pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 36.0pt; text-indent: -18pt;"><span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">·<span style="font: 7pt "Times New Roman";"> </span></span></span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">Estuda em casa ou no local mais conveniente</span></div><div style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt 36pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 36.0pt; text-indent: -18pt;"><span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">·<span style="font: 7pt "Times New Roman";"> </span></span></span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span>Tem seu próprio ritmo de aprendizagem</span></div><div style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt 36pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 36.0pt; text-indent: -18pt;"><span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">·<span style="font: 7pt "Times New Roman";"> </span></span></span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span>Tem à sua disposição professores em várias horários</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div>Vilmahttp://www.blogger.com/profile/15312170207165026165noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7295236924751915349.post-2829250095015706022010-10-05T16:38:00.000-07:002010-10-05T16:38:57.734-07:00Para assistir e refletir !<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.blogger.com/video.g?token=AD6v5dxcs1ZDULDbU0Fh0TDYmP4o3LEO3BExER5KTyxyvO3UC4mimI3DR2K4tn0IKDLcDVVjEbR2tD1gOV30jKkyHQ' class='b-hbp-video b-uploaded' frameborder='0'></iframe></div>Vilmahttp://www.blogger.com/profile/15312170207165026165noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7295236924751915349.post-85878192446539138492010-09-25T20:36:00.000-07:002010-09-25T20:38:58.937-07:00Artigo de Romeu Kazumi Sassaki.<div style="font-family: Arial,Helvetica,sans-serif; text-align: justify;">Em 13 de dezembro de 2006, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou o texto da <a href="http://www.bengalalegal.com/convencao.php">Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência</a>. No artigo 24, a Convenção trata do "direito à educação".</div><div style="font-family: Arial,Helvetica,sans-serif; text-align: justify;">A inclusão escolar é o processo de adequação da escola para que todos os alunos possam receber uma educação de qualidade, cada um a partir da realidade com que chega à escola, independentemente de raça, etnia, gênero, situação socioeconômica, deficiências etc. É a escola que deve ser capaz de acolher todo tipo de aluno e de lhe oferecer uma educação de qualidade, ou seja, respostas educativas compatíveis com as suas habilidades, necessidades e expectativas.</div><div style="font-family: Arial,Helvetica,sans-serif; text-align: justify;">Por sua vez, a integração escolar é o processo tradicional de adequação do aluno às estruturas física, administrativa, curricular, pedagógica e política da escola. A integração trabalha com o pressuposto de que todos os alunos precisam ser capazes de aprender no nível pré-estabelecido pelo sistema de ensino. No caso de alunos com deficiência (intelectual, auditiva, visual, física ou múltipla), a escola comum condicionava a matrícula a uma certa prontidão que somente as escolas especiais (e, em alguns casos, as classes especiais) conseguiriam produzir.</div><div style="font-family: Arial,Helvetica,sans-serif; text-align: justify;">Inspirada no lema do Ano Internacional das Pessoas Deficientes ("Participação Plena e Igualdade"), tão disseminada em 1981, uma pequena parte da sociedade em muitos países começou a tomar algum conhecimento da necessidade de mudar o enfoque de seus esforços. Para que as pessoas com deficiência realmente pudessem ter participação plena e igualdade de oportunidades, seria necessário que não se pensasse tanto em adaptar as pessoas à sociedade e sim em adaptar a sociedade às pessoas. Isto deu início ao surgimento do conceito de inclusão a partir do final da década de 80.</div><div style="font-family: Arial,Helvetica,sans-serif; text-align: justify;">O termo "necessidades especiais" não substitui a palavra "deficiência", como se imagina. A maioria das pessoas com deficiência pode apresentar necessidades especiais (na escola, no trabalho, no transporte etc.), mas nem todas as pessoas com necessidades especiais têm deficiência.</div><div style="font-family: Arial,Helvetica,sans-serif; text-align: justify;">As necessidades especiais são decorrentes de condições atípicas como, por exemplo: deficiências, insuficiências orgânicas, transtornos mentais, altas habilidades, experiências de vida marcantes etc. Estas condições podem ser agravadas e/ou resultantes de situações socialmente excludentes (trabalho infantil, prostituição, pobreza ou miséria, desnutrição, saneamento básico precário, abuso sexual, falta de estímulo do ambiente e de escolaridade). Na integração escolar, os alunos com deficiência eram o foco da atenção. Na inclusão escolar, o foco se amplia para os alunos com necessidades especiais (dos quais alguns têm deficiência), já que a inclusão traz para dentro da escola toda a diversidade humana.</div><div class="letramenor" style="font-family: Arial,Helvetica,sans-serif; text-align: justify;">Obs: <i>A seguir, parágrafos e letras do Artigo 24 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência serão mencionados entre colchetes após os comentários.</i></div><div style="font-family: Arial,Helvetica,sans-serif; text-align: justify;">Em primeiro lugar, a Convenção defende um sistema educacional inclusivo em todos os níveis [§ 5]. Em suas linhas, percebemos que a educação inclusiva é o conjunto de princípios e procedimentos implementados pelos sistemas de ensino para adequar a realidade das escolas à realidade do alunado que, por sua vez, deve representar toda a diversidade humana. Nenhum tipo de aluno poderá ser rejeitado pelas escolas [§ 2, a]. As escolas passam a ser chamadas inclusivas no momento em que decidem aprender com os alunos o que deve ser eliminado, modificado, substituído ou acrescentado no sistema escolar para que ele se torne totalmente acessível [§ 1; § 2, "b" e "c"; § 5. Isto permite que cada aluno possa aprender mediante seu estilo de aprendizagem e com o uso de todas as suas inteligências [§ 1 , "b"]. Portanto, a escola inclusiva percebe o aluno como um ser único e ajuda-o a aprender como uma pessoa por inteiro [§ 1, "a"].</div><div style="font-family: Arial,Helvetica,sans-serif; text-align: justify;">Para a Convenção, um dos objetivos da educação é a participação efetiva das pessoas com deficiência em uma sociedade livre [§ 1, "c"; § 3], o que exige a construção de escolas capazes de garantir o desenvolvimento integral de todos os alunos, sem exceção. Uma escola em processo de modificação sob o paradigma da inclusão é aquela que adota medidas concretas de acessibilidade [§ 2, "d" e "e"; § 4].</div><div style="font-family: Arial,Helvetica,sans-serif; text-align: justify;">Quem deve adotar estas medidas? Professores, alunos, familiares, técnicos, funcionários, demais componentes da comunidade escolar, autoridades, entre outros. Cada uma destas pessoas tem a responsabilidade de contribuir com a sua parte, por menor que seja, para a construção da inclusividade em suas escolas. Exemplos:</div><ul style="font-family: Arial,Helvetica,sans-serif;" type="disc"><li class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><i>Arquitetura.</i> Ajudando a remover barreiras físicas ao redor e dentro da escola, tais como: degraus, buracos e desníveis no chão, pisos escorregadios, portas estreitas, sanitários minúsculos, má iluminação, má ventilação, má localização de móveis e equipamentos etc. [§ 1; § 2, "b" e "c"].</li>
<li class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><i>Comunicação</i>. Aprendendo o básico da língua de sinais brasileira (Libras) para se comunicar com alunos surdos; entendendo o braile e o sorobã para facilitar o aprendizado de alunos cegos; usando letras em tamanho ampliado para facilitar a leitura para alunos com baixa visão; permitindo o uso de computadores de mesa e/ou notebooks para alunos com restrições motoras nas mãos; utilizando desenhos, fotos e figuras para facilitar a comunicação para alunos que tenham estilo visual de aprendizagem etc. [§ 3, "a", "b" e "c"; " 4].</li>
<li class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><i>Métodos, técnicas e teorias</i>. Aprendendo e aplicando os vários estilos de aprendizagem; aprendendo e aplicando a teoria das inteligências múltiplas; utilizando materiais didáticos adequados às necessidades especiais etc. [§ 1; § 2; § 3 e § 4].</li>
<li class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><i>Instrumentos</i>. Adequando a forma como alguns alunos poderão usar o lápis, a caneta, a régua e todos os demais instrumentos de escrita, normalmente utilizados em sala de aula, na biblioteca, na secretaria administrativa, no serviço de reprografia, na lanchonete, na quadra de esportes etc. [§ 3, "a" e "c"; § 4].</li>
<li class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><i>Programas</i>. Revendo atentamente todos os programas, regulamentos, portarias e normas da escola, a fim de garantir a eliminação de barreiras invisíveis neles contidas, que possam impedir ou dificultar a participação plena de todos os alunos, com ou sem deficiência, na vida escolar [§ 1].</li>
<li class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><i>Atitudes</i>. Participando de atividades de sensibilização e conscientização, promovidas dentro e fora da escola a fim de eliminar preconceitos, estigmas e estereótipos, e estimular a convivência com alunos que tenham as mais diversas características atípicas (deficiência, síndrome, etnia, condição social etc.) para que todos aprendam a evitar comportamentos discriminatórios. Um ambiente escolar (e também familiar, comunitário etc.) que não seja preconceituoso melhora a auto-estima dos alunos e isto contribui para que eles realmente aprendam em menos tempo e com mais alegria, mais motivação, mais cooperação, mais amizade e mais felicidade [§ 4].</li>
</ul><div class="letramenor" style="font-family: Arial,Helvetica,sans-serif; text-align: justify;"><a href="http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=7295236924751915349&postID=8587819244653913849" name="ref">*</a> A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital - Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008.<br />
Romeu Kazumi Sassaki, Artigo 24 - Educação, Pág.: 83.<br />
Reprodução autorizada, desde que citada a fonte de referência. Distribuição gratuita - Impresso no Brasil. <span lang="EN">Copyright</span> 2008 <span lang="EN">by</span> Secretaria Especial dos Direitos Humanos.</div><div class="data" style="font-family: Arial,Helvetica,sans-serif; text-align: justify;">Disponibilizado em: 28/09/2008.</div><div class="MsoNormal" style="font-family: Arial,Helvetica,sans-serif; text-align: justify;"><br />
</div>Vilmahttp://www.blogger.com/profile/15312170207165026165noreply@blogger.com1